Diante da urgência climática a qual estamos vivenciando hoje, nosso modelo de cidade ditado pelo crescimento acelerado e desordenado que favorece a segregação social e impacta negativamente o meio ambiente precisa ser substituído.
Em meio a este cenário, o conceito DOTS, Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável, surge para romper com os padrões de planejamento territorial vigentes. Como o próprio nome diz, o DOTS propõe estratégias de atuação que integram o desenho urbano e o planejamento de transportes e mobilidade podendo ser concretizadas por meio de políticas públicas ou de projetos urbanísticos.
Neste artigo publicado pelo ArchDaily Brasil e escrito pelo ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento) são apresentados alguns princípios do Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável que podem ser aplicados ao planejamento territorial, entre eles estão:
- compactar a área urbanizada para encurtar as distâncias;
- adensar a ocupação territorial de forma correspondente à capacidade do transporte coletivo;
- misturar os usos do solo para estimular a diversidade demográfica e de renda; mudar a prioridade de distribuição do espaço viário;
- integrar as diversas regiões por sistemas de transporte coletivo de qualidade;
- criar bairros que estimulem a caminhada; priorizar redes de mobilidade por bicicleta.
São benefícios que, de um modo geral, colaboram estritamente para o crescimento econômico, social e sustentável das cidades, qualificando as áreas urbanas.
Apesar da aplicação integral dos princípios do DOTS na nossa realidade urbana ainda parecer muito distante, conforme o próprio ITDP Brasil afirma, este pensamento abarca também ferramentas e metodologias que têm auxiliado gestores e urbanistas a criar e transformar as cidades tornando-as mais inclusivas e menos rodoviaristas, desde planos diretores inteiros até intervenções pontuais.